Notícias

 | 26/07/2005 20h09min

Dirceu confirma encontros, mas nega saber de empréstimos

Renilda de Souza disse que o ministro se reuniu com diretores dos Bancos Rural e BMG

Em nota divulgada no início da noite, o deputado José Dirceu (PT-SP) confirma que se reuniu em ocasiões diferentes com diretores dos Bancos Rural e BMG no período em que era ministro da Casa Civil, mas nega que nesses encontros tenha tratado de empréstimos ao PT.

– Estive com diretores dos Bancos Rural e BMG em ocasiões diferentes - e por solicitação das entidades - durante o período que estive na Chefia da Casa Civil da Presidência da República. Em nenhum momento tratei sobre empréstimos ao PT –  diz a nota.

Em seu depoimento na CPI dos Correios, a mulher do empresário Marcos Valério, Renilda de Souza, disse ter ouvido do marido que Dirceu sabia dos empréstimos tomados em nome do PT nos dois bancos. Segundo Renilda, Valério lhe contou que Dirceu participou de uma reunião com a direção do Rural em Belo Horizonte para resolver o pagamento dos empréstimos.

– Fiquei preocupada e perguntei: como vai ser? Não temos bens para pagar. Ele disse que não poderia ter negado esse empréstimo e que tinha sido pedido pelo Delúbio Soares (então tesoureiro do PT). Valério me falou que não teria vantagem e preocupou-se só em não ter desvantagens, como perder as contas (publicitárias) que tinha no Banco do Brasil. O que acabou perdendo, não adiantou nada – relatou Renilda.

Em seu depoimento à CPI, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares disse que não informou à executiva do partido nem a Dirceu os empréstimos feitos por Valério para o partido.

–  Não discuti isso com a executiva do partido e com ninguém do governo – disse Delúbio, citando nominalmente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino.

Confira a íntegra:

"Brasília, 26 de julho de 2005.

Nota à Imprensa

Sobre as declarações da senhora Renilda de Souza no depoimento prestado hoje à CPI dos Correios, informo:

1) que estive com diretores dos Bancos Rural e BMG em ocasiões diferentes - e por solicitação das entidades - durante o período que estive na Chefia da Casa Civil da Presidência da República;

2) em nenhum momento tratei sobre empréstimos ao PT.

Deputado José Dirceu (PT-SP)"

As informações são da agência O Globo.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.