| 15/06/2005 08h34min
As autoridades sanitárias do Vietnã confirmaram nesta quarta, dia 15, sete novos casos de gripe aviária, que causou a morte de 54 pessoas no sudeste da Ásia desde janeiro de 2004. Com estes últimos casos de infecção, já são 10 as pessoas contaminadas com a gripe desde o início de junho no Vietnã. A informação é de Nguyen Hung Han, diretor do departamento de doenças contagiosas do Hospital Bach Mai, em Hanói.
O médico explicou que oito dos pacientes internados este mês no hospital tiveram de ser colocados em quarentena após testar positivo ao vírus causador da doença, o H5N1, e que agora estão em estado estável. Enquanto isso, o epidemiólogo Peter Horby, da Organização Mundial de Saúde (OMS) no Vietnã, afirmou que embora o número dos surtos da gripe aviária possa ter diminuído, o vírus ainda está presente neste país.
– O vírus agora afeta as pequenas plantações, e os fazendeiros normalmente não informam às autoridades dos casos da doença – destacou Horby.
A OMS advertiu à comunidade internacional que, caso não seja controlada, a gripe avícola pode se transformar numa pandemia de proporções catastróficas. Vietnã, Camboja (com quatro vítimas mortais desde janeiro de 2004), Tailândia (com 12 mortos desde 2004) e Indonésia são as nações do sudeste asiático que atualmente sofrem com a doença.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.