| 08/04/2005 10h03min
O juiz Francisco Rovani, da 1º Vara Criminal de São Leopoldo, condenou o tenente Paulo Sérgio de Souza a seis anos e oito meses de prisão, em regime semi-aberto, pela morte do tenista Thomás Engel, de 16 anos. O crime ocorreu em 2001 em São Leopoldo.
Rovani considerou que a postura do tenente foi extremamente reprovável, uma vez que ele deveria seguir as normas técnicas. Além disso, como agente de segurança, ele devia zelar pelo bem-estar da população.
O júri popular condenou Souza por homicídio simples. Os jurados entenderam que o tenente assumiu o risco de matar, mas considerou que houve atenuantes em favor do réu. Também foi levado em consideração o fato de o tenente ser réu primário, ter bons antecedentes e uma elogiada folha de serviço na polícia.
O assassinato ocorreu durante uma abordagem policial na cidade de São Leopoldo. Na ocasião, o policial militar usava uma espingarda calibre 12. Em interrogatório judicial, o réu Paulo Sérgio de Souza, tenente da Brigada Militar, surpreendeu os presentes ao julgamento ao defender o recolhimento das armas pesadas das mãos dos brigadianos.
Segundo o seu relato, nenhum integrante da BM está preparado para usá-las. Além disso, declarou que o equipamento está sucateado. O réu não teria negado que o seu dedo estava no gatilho e que a arma estava voltada para o rapaz. A defesa alegou que o disparo foi sem intenção.
O julgamento no Centro jurídico da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) se estendeu por mais de 25 horas.
Com informações da Rádio Gaúcha e de Zero Hora.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.