Notícias

 | 14/03/2005 16h10min

Indústria pede mudanças no ícone que sinaliza presença de transgênicos

Abia defende tolerância de 4% de OGMs para exigência do símbolo

A Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) quer mudar o símbolo que representa a existência de organismos geneticamente modificados (OGMs) – os transgênicos – em embalagens de produtos alimentares. A exigência de presença do aviso foi regulamentada pela Lei de Biossegurança, aprovada no início do mês pela Câmara dos Deputados.

Segundo os industriais, o triângulo amarelo com um T no meio representa um alerta, como se o produto se tornasse perigoso por ser transgênico, e eles não querem suas marcas associadas a essa sinalização. Além de negociar a revisão do rótulo, a Abia quer mudar o percentual máximo fixado para dispensar a informação ao consumidor, que é de 1%. Para a entidade a legislação deveria tolerar até 4% de transgênicos na composição de alimentos, percentual que superaria a contaminação involuntária de insumos usados na indústria de alimentos.

O uso do símbolo foi aprovado pelo Ministério da Justiça em março de 2004, mas até o presente momento as embalagens de produtos à venda nos supermercados brasileiros não trazem nenhum aviso.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.