Notícias

 | 09/03/2005 16h36min

Confirmação de presidente não evita novos protestos na Bolívia

Cidade de Santa Cruz de la Sierra continua sob bloqueio

A quarta-feira, dia 9, foi marcada por novos protestos na Bolívia, mesmo após o Congresso manter no cargo o presidente Carlos Mesa, que havia entregue sua carta de renúncia no início da semana. Organizações sindicais e políticas formaram uma grande frente anti-governo.

O Movimento ao Socialismo (MAS), do líder dos produtores de coca Evo Morales, que não assinou o acordo negociado com Mesa com o Congresso como condição para que continuasse na Presidência, cumpriu sua promessa de radicalização ao criar na quarta-feira um "pacto operário-sindical" de oposição.

A cidade de Santa Cruz de la Sierra, submetida desde a semana passada a um bloqueio de estradas por camponeses que exigem maior participação nos lucros do petróleo, amanheceu paralisada pelo bloqueio de praças e avenidas patrocinado pelos responsáveis pelo transporte urbano, que exigem a elevação das tarifas.

Mesa, que saiu politicamente fortalecido da crise de 48 horas que criou com seu pedido de renúncia, minimizou os novos protestos e disse que não tem medo porque "uns 99% dos bolivianos são contra os bloqueios.

A Conferência Episcopal Boliviana e Assembléia de Direitos Humanos disseram em uma declaração que trabalharão para que setores populares, como os sindicatos urbanos e rurais e as organizações indígenas, sejam levados em conta pelo poder político.

O MAS, que realiza bloqueios desde a semana passada na principal estrada do país, disse que a exigência principal da mobilização popular é uma lei que garanta ao Estado boliviano pelo menos 50% do valor da produção de gás natural e petróleo, atualmente controlada por multinacionais.

O MAS fechou a aliança opositora com a Central Operária Boliviana (COB), a Confederação dos Camponeses, um partido de esquerda de El Alto e com vários líderes camponeses locais.

As informações são da agência Reuters.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.