Notícias

 | 23/02/2005 19h40min

Estado registra novo recorde de consumo

Usina de Monte Claro interrompeu geração de energia

Um novo recorde de consumo de energia elétrica foi registrado na tarde desta quarta, dia 23, no Estado. A demanda  chegou a marca de 4.284 MW. Este foi o maior nível de consumo da história do Rio Grande do Sul. Segundo a Companhia Estadual de energia Elétrica (CEEE), o Estado tem capacidade para demanda de 4,8 mil MW. Apesar da alta demanda, o diretor da área de abastecimento da CEEE, Nilo Quaresma, garante que não há risco de apagão.

Entretanto, a falta de água nos reservatórios para a geração de eletricidade preocupa a secretaria de energia. Atualmente, o Estado importa 70% do que é consumido No Rio Grande do Sul. A média histórica é a metade desse valor, 35%. Entre as oitos maiores usinas hidrelétricas gaúchas, a de Monte Claro, inaugurada no mês passado, já interrompeu a geração de energia.

A usina de Machadinho, no Rio Uruguai, está com o nível de seu reservatório em 32%, muito próximo do limite de 30%, que pode resultar em paralisação da produção. Além da estiagem, outro problema dificulta a geração de energia no Estado. Conforme o secretário de Minas e Energia, Valdir Andres, há dez dias, a Argentina suspendeu o fornecimento de gás natural para a termelétrica de Uruguaiana.

As informações são da Rádio Gaúcha.


Notícias Relacionadas

22/02/2005 20h55min
Hidrelétrica na Serra suspende operação devido à estiagem
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.