| 23/02/2005 19h40min
Um novo recorde de consumo de energia elétrica foi registrado na tarde desta quarta, dia 23, no Estado. A demanda chegou a marca de 4.284 MW. Este foi o maior nível de consumo da história do Rio Grande do Sul. Segundo a Companhia Estadual de energia Elétrica (CEEE), o Estado tem capacidade para demanda de 4,8 mil MW. Apesar da alta demanda, o diretor da área de abastecimento da CEEE, Nilo Quaresma, garante que não há risco de apagão.
Entretanto, a falta de água nos reservatórios para a geração de eletricidade preocupa a secretaria de energia. Atualmente, o Estado importa 70% do que é consumido No Rio Grande do Sul. A média histórica é a metade desse valor, 35%. Entre as oitos maiores usinas hidrelétricas gaúchas, a de Monte Claro, inaugurada no mês passado, já interrompeu a geração de energia.
A usina de Machadinho, no Rio Uruguai, está com o nível de seu reservatório em 32%, muito próximo do limite de 30%, que pode resultar em paralisação da produção. Além da estiagem, outro problema dificulta a geração de energia no Estado. Conforme o secretário de Minas e Energia, Valdir Andres, há dez dias, a Argentina suspendeu o fornecimento de gás natural para a termelétrica de Uruguaiana.
As informações são da Rádio Gaúcha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.