| 04/02/2005 16h38min
A 18ª edição do Show Rural Coopavel encerra suas atividades nesta sexta, dia 4, consolidando o conceito de um dos principais eventos do setor no país. Abrindo o calendário de feiras de agronegócios no Brasil, o Show Rural é considerado pelas empresas participantes como um termômetro do mercado agrícola para o decorrer do ano e para as próximas feiras.
A previsão da organização de superar o público e o volume de negócios da edição anterior devem se confirmar. Até quarta a feira já havia resgistrado a visita de 108 mil pessoas entre produtores e empresários ligados ao agronegócio de todo o Brasil, além das missões estrangeiras que foram conferir as novidades e lançamentos da feira.
Um dos destaques foi a presença do Ministro da Agricultura e Abastecimento, Roberto Rodrigues, que aproveitou para destacar o potencial produtivo do Brasil. Ele usou um estudo da FAO, organismo ligado à ONU dedicado a questões relacionadas à produção de alimentos, para informar que o Brasil deverá ser a maior potência agrícola do mundo nos próximos 10 anos. A expectativa é de que a produção das principais culturas brasileiras cresça em pelo menos 60 milhões de toneladas na próxima década.
O ministro destacou o papel do Show Rural no crescimento do agronegócio brasileiro, acrescentando que a superação das dificuldades impostas pela precariedade da infra-estrutura e logística será superada com o vigor das PPP’s, as Parcerias Público-Privadas.
Em seu discurso Rodrigues lembrou da prorrogação para 1º de março de entrada em vigor da MP 232, que institui a cobrança de 1,5% sobre a entrega da produção, e disse que tentará com o Congresso uma forma de abrandar o imposto. Ele também comentou sobre a queda nos preços da soja, uma tendência mundial e não exclusivamente brasileira.
– O Brasil sente os efeitos com mais força, porque o dólar está em baixa e os insumos foram comprados com o preço da moeda com cotação maior em comparação ao atual. Por outro lado, o câmbio nesse patamar favorece importações.
Com informações do Ministério da Agricultura e do site Agroagenda.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.