Notícias

 |  hmin

Lula conclama presidentes do Mercosul a eliminar a aftosa

Hemisfério terá US$ 48,3 milhões para ações de combate à doença

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conclamou os governos dos países da América do Sul a erradicar a febre aftosa da região. O apelo foi feito nesta sexta, dia 17, a pedido do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, durante a abertura da Cúpula do Mercosul, em Ouro Preto (MG). A eliminação da doença é essencial para a ampliação dos mercados para as carnes – especialmente a bovina – produzidas na América do Sul.

Em seu pronunciamento, o presidente Lula enfatizou que a erradicação da aftosa é de interesse econômico e social de todos os países da região.

– A febre aftosa, que afeta parte dos rebanhos bovinos do continente, impede o acesso da nossa carne a mercados importantes do mundo. Por isso, conclamo todos os presidentes para, juntos, empreendermos uma guerra total contra a doença, até eliminá-la – disse.

Lula lembrou que a carne do rebanho bovino sul-americano, que já é livre do mal da "vaca louca", pode ampliar significativamente sua participação nos mercados das economias desenvolvidas, mas para isso é preciso eliminar a aftosa na região.

Em reunião no início do mês, em Brasília, o Comitê Hemisférico de Erradicação de Febre Aftosa (Cohefa) aprovou um plano para eliminar a doença na América do Sul até 2009. A campanha começará em 2005 e terá como prioridade as regiões Amazônica, Andina e Cone Sul. A Cohefa contará com US$ 48,3 milhões para executar as ações de combate à doença.

Com cerca de 192 milhões de cabeças – o maior rebanho bovino comercial do mundo –, o Brasil tem 85% de seu território livre de aftosa. Segundo Rodrigues, o país deve eliminar a doença até 2006, bem antes do prazo fixado pela Cohefa. Atualmente, apenas os Circuitos Pecuários Norte (Região Amazônica) e Nordeste ainda convivem com a aftosa.

As informações são do Mapa.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.