Notícias

 | 16/04/2004 20h36min

Governo federal adia anúncio de ajuda às vítimas da estiagem

Agricultores de RS e SC fizeram plantão em Brasília

O governo federal adiou para a próxima semana o anúncio do pacote de medidas para as vítimas da estiagem. O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto, prometera divulgar nesta sexta, dia 16, ações contra os efeitos da seca, mas a área econômica do governo não aprovou o conjunto de propostas.

Além disso, os técnicos do MDA não haviam concluído a formulação das medidas, que ainda estavam sendo alteradas nesta sexta para atender às reivindicações dos movimentos sociais.

O pacote incluía descontos para as dívidas agrícolas e a doação de auxílio em dinheiro para as famílias atingidas pela seca. A discussão das medidas pelos técnicos do MDA aconteceu sob a pressão da Via Campesina, que representa oito entidades ligadas à agricultura familiar.

Um grupo de militantes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina passou a tarde de plantão no ministério na esperança de ouvir de Rossetto o anúncio das medidas prometidas.

Enquanto os agricultores aguardavam no oitavo andar, manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) forçavam a entrada no prédio, que teve as portas trancadas pela segurança.

Somente no final da tarde os produtores foram recebidos no gabinete do ministro, mas Rossetto não tinha medidas concretas para revelar.

As informações são do Diário Catarinense.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.