Notícias

 | 15/04/2004 20h58min

Agricultores de Chapecó fazem mobilização nesta sexta

Querem ajuda do governo para 125 mil famílias de SC atingidas pela estiagem

Agricultores de Chapecó farão uma mobilização nesta sexta, dia 16. Os catarinenses se unem aos trabalhodores rurais gaúchos de Sarandi, Erechim e Três Passos, para chamar a atenção para o problema da estiagem que atinge a região sul.

Em Chapecó, cerca de mil produtores são esperados a partir das 9h, na praça Coronel Bertaso.

A estiagem afeta 500 mil famílias de agricultores na região sul – 125 mil em Santa Catarina. O levantamento é da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul).

Destes, cerca de 65 mil têm contratos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, com financiamentos de R$ 135 milhões. O vencimento da dívida começou nesta semana e muitos produtores não têm como pagar.

De acordo com o coordenador estadual da Fetraf-Sul, o objetivo é pressionar o governo para que dê uma posição às reivindicações de auxílio para combater a estiagem. Entre as reivindicações estão um crédito de manutenção de um salário durante seis meses para todas as famílias atingidas.

A Fetraf quer que o benefício seja dado a todos os produtores dos 136 municípios em emergência em SC, enquanto o governo quer beneficiar apenas os que tiveram perdas acima de 50%.

Com informações do Diário Catarinense.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.