Notícias

 | 08/04/2004 15h08min

Governo discute medidas para ajudar as vítimas da estiagem no Sul

Cerca de 300 municípios gaúchos e catarinenses estão em situação de emergência

A seca que atinge agricultores da região Sul é assunto de reunião, no Palácio do Planalto, entre os ministros da Agricultura, Roberto Rodrigues, do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, da Integração Nacional, Ciro Gomes, e o ministro interino da Fazenda, Bernardo Appyl. O grupo discute medidas para ajudar as vítimas da estiagem que atinge principalmente o Rio Grande do Sul.

Nesta quinta-feira, dia 8, subiu para 302 o número de municípios gaúchos atingidos pela estiagem. Segundo lideranças da Via Campesina, os produtores já perderam 70% de tudo o que plantaram nas culturas de verão. As chuvas da quarta-feira, dia 7, nas regiões centro e fronteira-oeste do Rio Grande do Sul foram insuficientes para reverter a seca.

Em Uruguaiana, a chuva veio acompanhada de um forte temporal, com rajadas de ventos de até 80 quilômetros por hora. Em Santa Maria, o Corpo de Bombeiros continua distribuindo água potável e não-potável em carros-pipa para a população dos distritos de Santo Antão, Santa Flora e Boca do Monte. Não há previsão de chuvas para os próiximos dias.

Em São Leopoldo, a 35 quilômetros da Capital, a Defesa Civil colocou sacos de areia no fundo do rio dos Sinos – uma forma de provocar a subida da água, para facilitar o trabalho das bombas de captação que abastecem a cidade. A prefeitura também adotou sistema de racionamento, pedindo a população que economize água.

Em Porto Alegre, com mais de um metro abaixo do nível normal, o Rio Guaíba já mostra o seu leito, uma paisagem nunca vista pelos gaúchos.

As informações são da Agência Brasil.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.