Notícias

 | 07/04/2004 14h54min

Rossetto negociará com Casa Civil ajuda a vítimas da estiagem no Sul

Anúncio do pacote de medidas deverá ser feito no próximo dia 16

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, começa a negociar nesta quinta-feira, dia 8, com a Casa Civil da Presidência da República, uma pauta de reivindicações para compensar os agricultores que tiveram prejuízos com a estiagem no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O pacote de medidas deverá ser anunciado no próximo dia 16.

Nos últimos 15 dias, o governo vem recebendo reivindicações de vários movimentos como dos prefeitos, de entidades patronais, e da Via Campesina, que engloba diversas entidades. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, dia 7, pelo gerente Nacional do Programa de Agricultura Familiar (Pronaf), Adoniran Sanches.

Segundo Sanches, o governo está aguardando a conclusão de um levantamento que está sendo realizado pela Defesa Civil e pela Emater no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina para definir quais medidas serão tomadas. O gerente disse ainda que há pontos coincidentes nas pautas recebidas, mas será preciso ajustá-los porque há “desde pedidos de anistia até a prorrogação das dívidas”.

Nesta quarta, representantes da Via Campesina se reuniram com o Rossetto e saíram otimistas do encontro. De acordo com um dos coordenadores da Via Campesina, Ricardo Montegner, o ministro acenou que poderá atender ao pedido de prorrogação das dívidas dos pequenos agricultores. As parcelas que vencem neste ano seriam pagas ao final do contrato.

Na pauta entregue ao ministro, o movimento pede ainda o rebate proporcional às perdas para todos os financiamentos de custeio do Pronaf; um custeio emergencial, com subsídio, para a produção de leite e uma bolsa estiagem de R$ 300 durante um ano para as famílias atingidas pela seca.

As informações são da Agência Brasil.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.