| 28/03/2004 19h53min
As buscas aos 12 pescadores desaparecidos desde a madrugada deste domingo, dia 28, no litoral de Santa Catarina, estão sendo coordenadas pelo 5º Distrito Naval, em Rio Grande. As embarcações Valio II, com seis tripulantes, e Antônio Venâncio, com sete pescadores, ambas de Santa Catarina, foram atingidas por uma onda gigante durante o ciclone que passou pelo sul do país. Um terceiro pesqueiro, o Santa Maria Mare XXI, de Santos (SP), também pediu socorro à Marinha durante a madrugada, mas não naufragou.
Os pesqueiros navegavam juntos, a 31 quilômetros ao sul do cabo de Santa Marta, em Laguna, próximo a um outro barco, o Universal, também de Itajaí. Os pescadores do Universal teriam assistido ao naufrágio dos dois barcos, mas não tiveram como ajudar os colegas. Na manhã deste domingo, um dos tripulantes do Valio II, Luciano da Silva, foi resgatado pelo barco Rocha IV. Até agora, ele é o único sobrevivente encontrado.
O trabalho está sendo feito por outros pesqueiros comunicados do incidente pela Rede Nacional de Estações Costeiras da Embratel. O navio-patrulha Benevente, do 5º Distrito Naval chegou na noite deste à área. Um helicóptero esquilo UH-12, da Marinha, decolou de Porto Alegre para se juntar aos dois helicópteros da Polícia Militar catarinense, que procuram pelos pescadores. Também está sendo usada uma aeronave P-95 Bravo, da Força Aérea Brasileira (FAB). As buscas aéreas foram suspensas às 18h e recomeçam nesta segunda. As informações são do jornal Zero Hora.
Veja as imagens dos estragosGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.