Notícias

 | 28/03/2004 15h50min

Ciclone começa a perder intensidade ao longo do domingo

Vento e chuvas continuam, mas de forma bem menos intensa que na última madrugada

Começa a perder a intensidade o sistema de baixa pressão conhecido como ciclone extra-tropical que atingiu na madrugada deste domingo, dia 28, o leste de Santa Catarina e o nordeste do Rio Grande do Sul. Por volta das 14h de domingo, o Centro de Meteorologia do governo catarinense informou que o ciclone já estava dissipado.

Apesar disso, o céu permanece coberto de nuvens, e chuvas devem continuar durante todo o domingo, atingindo uma faixa que vai do nordeste gaúcho até o sul do Paraná. Em algumas localidades os ventos deverão ser mais intensos devido à atuação deste sistema, mas não existe mais a possibilidade de rajadas de ventos como as que foram observadas na noite passada.

A tendência é que, no decorrer do dia, o tempo melhore, e a chuva diminua à medida que o sistema vai avançando para o norte, o que deve ocorrer com mais força a partir de segunda.

O ciclone ainda deve atingir os Estados do Paraná e São Paulo na segunda, e chega ao Rio de Janeiro na terça. As chuvas intensas e os ventos de até 150 km/h registrados em Torres (RS) e no litoral de Santa Catarina na última madrugada não devem se repetir, já que o fênomeno perde força à medida que avança.

O meteorologista Flávio Varone explica que o fenômeno é raro, mas que neste caso o seu comportamento foi ainda menos usual. Apesar de apresentar todas as características e a formação típica de um ciclone, o fenômeno comportou-se como um furacão, devido a incidência de ventos fortíssimos.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.