| 28/03/2004 13h27min
A frente fria que estava no sul da Bahia e se deslocou para o mar, provocando a formação do ciclone extratropical Catarina, que atingiu Santa Catarina e Rio Grande do Sul na madrugada deste domingo, dia 28, vai levar mau tempo também para o Rio de Janeiro a partir desta segunda-feira, dia 29.
Segundo a meteorologista Marlene Leal, do Instituto Nacional de Meteorologia, os transtornos não vão se comparar aos que ocorreram em Santa Catarina, mas toda a região fluminense vai sofrer com pancadas de chuvas, trovoadas, ventos fortes e mar agitado. A temperatura, no entanto, deve permanecer estável.
Marlene Leal destacou que não há indicação de uma nova formação do ciclone que atingiu o litoral de Santa Catarina, com ventos de até 150 quilômetros por hora e muita chuva na madrugada deste domingo. Ela disse que o fenômeno serviu de alerta para novas pesquisas meteorológicas na América do Sul, pois nos 25 anos que tem de atividade, nunca viu formação de ciclone tão nítida no Atlântico Sul.
– Este ciclone é teoricamente um centro de baixa pressão que se desprendeu da frente fria que estava sobre o mar e migrou para Santa Catarina, uma região cujas características são suscetíveis a ventos fortes. No entanto, é um fenômeno raro no Atlântico Sul e, por isso deve ser objeto de mais estudos – afirmou.
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.