Notícias

 | 23/03/2004 18h31min

Operação padrão atrasa vôos e causa filas no Salgado Filho

Policiais federais rejeitaram reajuste de 10% proposto pelo governo

A operação padrão dos agentes da Polícia Federal atrasou praticamente todos os vôos domésticos e causou filas no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A operação, retomada ao meio-dia desta terça, dia 23, gerou muitas reclamações dos passageiros.

No final da tarde, mais de 200 pessoas aguardavam na entrada do portão de embarque para serem fiscalizadas pela agentes. O tempo médio de espera estava em torno de uma hora. A movimentação diminuiu no início da noite com o embarque do vôo da Varig 8720, com destino a Amsterdã, depois de uma hora de atraso.

As demoras ocorreram em função do aumento da fiscalização em todos os vôos. Segundo o vice-presidente do sindicato da categoria no Estado, Paulo Paz, no Rio Grande do Sul, a operação padrão também foi retomada nas aduanas de Uruguaiana, São Borja, Livramento e Chuí, além do Porto de Rio Grande, na zona sul gaúcha. 

Em assembléia realizada na tarde desta terça, os policiais federais rejeitaram a primeira proposta do governo, de aumento de 10% nos salários. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Francisco Garisto, os agentes não querem reajuste. Garisto explicou que a categoria está reivindicando o cumprimento da Lei 9266/96, que nivela os cargos de agentes, escrivães e papiloscopistas com os de nível superior. Com isso, os agentes passariam a ganhar até 85% mais do que ganham hoje. Segundo o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, os agentes da Polícia Federal ganham hoje um salário inicial de R$ 4,1 mil. Com informações da Rádio Gaúcha, Zero Hora, Agência Brasil e Reuters.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.