Notícias

 | 17/03/2004 19h

Seca prejudica produção de leite no oeste catarinense

Segundo pesquisa divulgada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) nesta quarta, dia 17, a estiagem provocou uma quebra de 26% na produção de leite na região oeste de Santa Catarina.

O engenheiro agrônomo Flávio Pradela calcula que já houve uma perda de 4,9 milhões nos 28 municípios da regional de Chapecó. A região teve 40% a menos de chuvas em fevereiro e, neste mês, tem apenas 37 milímetros para uma média mensal de 127 milímetros.

Caso seja mantida esta média o volume ficará 50% abaixo do normal. O especialista em leite do Instituto de Planejamento e Economia Agrícola de Santa Catarina (Icepa), Tabajara Marcondes, disse que a estiagem está atingido o Estado de forma muito diferenciada.

Em algumas regiões as quebras são de 25%, em outras 15%. Marcondes disse que ainda não tem uma avaliação do prejuízo global no Estado, mas os números que tem recebido são superiores a 10%. Atualmente Santa Catarina produz cerca de 100 milhões de litros por mês.

As informações são do Diário Catarinense.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.