Notícias

 |  hmin

Policias federais têm de abandonar delegacia no extremo-oeste

Acatando determinação da Justiça de Chapecó, o Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Santa Catarina (Sinpofesc) retirou os policiais federais grevistas da Delegacia de Polícia Federal em Dionísio Cerqueira, na fronteira com a Argentina.

– Houve um absurdo por parte dos delegados, insinuando que invadiríamos o prédio. Nossa greve é ordeira e pacífica. Politicamente, até foi melhor, porque assim a responsabilidade fica toda sobre os delegados – disse o presidente do Sinpofesc, Edison Tessele.

A decisão da Justiça Federal de Chapecó, que atende pedido de liminar da Advocacia-Geral da União (AGU), proíbe que os policiais federais em greve ingressem na delegacia, sob pena de multa diária de R$ 15 mil para o sindicato.

A ação da AGU tem base num pedido dos delegados federais de Dionísio Cerqueira, chefiados pelo delegado Eduardo Mauat da Silva, que alegaram temor de "turbação da posse" do imóvel da União.

O comando de greve ordenou o imediato cumprimento da ordem judicial e o serviço de plantão foi entregue ao delegado Mauat, passando o controle da segurança das instalações e a custódia de quatro presos aos cinco delegados lotados naquela unidade.

A diretoria do Sinpofesc enviou ofício ao juiz federal de Chapecó informando que a indicação dos plantonistas, pelo comando de greve, ao contrário do alegado pela AGU, era justamente para garantir a segurança dos equipamentos e instalações da PF.

A greve nacional por tempo indeterminado dos policiais federais começou nesta terça, dia 9, e mobiliza 300 agentes em Santa Catarina. Apenas os delegados e um dos 18 peritos não pararam de trabalhar.

Estão sendo mantidos apenas os serviços do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, os plantões da superintendência e das delegacias e os serviços de imigração.

As informações são do Diário Catarinense.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.