Notícias

 | 26/01/2004 19h06min

Cristovam Buarque acha que Tarso Genro terá mais sucesso

Ex-ministro diz que sucessor tem mais proximidade com o núcleo do governo

O novo ministro da Educação, Tarso Genro, reuniu-se no final da tarde desta segunda, dia 26, com o seu antecessor Cristovam Buarque. Durante o encontro de menos de uma hora, o gaúcho elogiou a atuação de Buarque.
Este, por sua vez, acredita que Genro poderá ter mais sucesso na pasta devido à proximidade que tem com o núcleo que ocupa o Palácio do Planalto. Cristovam Buraque acredita que sua saída será melhor para o governo, por Tarso ser menos polêmico.

Segundo Cristovam Buarque, os projetos do ministério da Educação paravam sempre na Casa Civil e, por isso, ficavam sem andamento. Para o ex-ministro, o governo está dando excessivo apoio às questões econômicas. Apesar disso, ele disse que será leal ao Executivo federal, mas sem deixar de fazer críticas quando achar necessário. 

Ele lamentou não concluir a reforma do Provão. Além disso, Cristovam Buarque declarou ter ficado frustrado em ser demitido neste momeno. Ele afirmou que o governo só fez questão dos engravatados, deixando de atender os excluídos.

O encontro teve por objetivo a troca de informações sobre os principais projetos em andamento no MEC. A solenidade de transmissão de cargo será realizada nesta terça, dia 27, às 11h, no auditório do ministério.

De acordo com a assessoria do novo ministro, Tarso passou o final de semana estudando todo o funcionamento da nova pasta e os grandes temas em discussão na área. Ainda segundo a assessoria, a conversa com Cristovam é importante para definir as linhas de ação que "serão de continuidade, mas adequadas ao novo ministro."

O ministro Tarso Genro esteve durante a manhã desta segunda com o chefe da Casa Civil, ministro José Dirceu, para falar sobre a mudança de pasta. Tarso assume o MEC, mas ainda terá de passar a Secretaria do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social para o ministro Jaques Wagner. Além disso, Tarso Genro trocou telefonemas com a professora da USP Marilena Chauí e a presidente da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Wrana Panizzi, que também é reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

As informações são da Agência Brasil e Globo Online.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.