| hmin
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciará as mudanças em seu Ministério antes de viajar à Índia na próxima sexta, dia 23, informou o porta-voz da Presidência. André Singer confirmou que o presidente aceitou nesta quarta, dia 21, o pedido de demissão do ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, do PSB.
O secretário-executivo do Ministério, Antônio César Callegari, assume interinamente a pasta a partir de quinta. O líder do PSB na Câmara dos Deputados, Eduardo Campos (PE), é o nome mais cotado para assumir o ministério. O porta-voz confirmou a reunião do presidente com a cúpula do PMDB na próxima sexta-feira, sinalizando que o anúncios dos novos ministros deve ocorrer apenas nesse dia.
As expectativas são de que o PMDB assuma dois ministérios, provavelmente, Comunicações e Previdência, sendo que o primeiro deve ficar com o líder do partido na Câmara, Eunício Oliveira (CE). Espera-se também que o presidente unifique ministérios da área criando uma superpasta.
O nome que tem sido mais cotado para o novo cargo é o do ministro Tarso Genro, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Mas nesta tarde, após encontro com Lula, o petista negou que vá para o novo ministério, com isso aumentando as chances do ex-prefeito de Belo Horizonte deputado Patrus Ananias (PT-MG) assumir a vaga. Lula embarca para a Índia na noite de sexta-feira, onde fica até o dia 28. Antes de voltar, segue para a Suíça, ficando fora do Brasil uma semana.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.