Notícias

 |  hmin

Em semana de reunião Copom, Palocci espera queda nos juros

Ministro ressaltou que a decisão do comitê é técnica

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, afirmou nesta segunda, dia 20, esperar que os juros voltem a cair, mas frisou que a decisão a ser tomada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central na quarta, dia 22, é técnica.

– Espero que sim – afirmou Palocci a jornalistas ao ser questionado se os juros básicos, atualmente em 20% ao ano, serão reduzidos.

– A decisão que cabe ao governo é estabelecer a meta de inflação. À medida em que os componentes dos indicadores macroeconômicos forem caindo, os juros vão caindo também – acrescentou o ministro.

A taxa Selic atingiu o pico de 26,6% ao ano em fevereiro. Depois de manter os juros nesse patamar por três meses, o Copom começou a reduzir a taxa em junho, diante de sinais de arrefecimento da inflação.

Pesquisa feita pela Reuters junto a 20 economistas mostrou que a maioria –13 analistas – espera uma redução de um ponto percentual nos juros esta semana.

– Vamos trabalhar para que ao longo do tempo o Brasil possa ter juros menores. Este ano, tudo evoluiu de maneira favorável para que os juros pudessem cair e o Brasil, iniciar seu processo de crescimento – disse Palocci ao participar de solenidade de unificação dos programas sociais do governo, no Palácio do Planalto.

No evento, o ministro rechaçou a possibilidade de a área social sofrer novos cortes orçamentários.

As informações são da agência Reuters.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.