| hmin
Em visita Assembléia da República, o Parlamento português, nesta quinta, dia 10, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi bastante aplaudido pelos deputados, mas passou pelo constrangimento de ouvir cobranças sobre suas posições políticas.
O presidente da Assembléia, João Bosco Mota Amaral, do PSD (Partido Social Democrata), de centro-direita, iniciou o discurso com elogios e, apesar de reconhecer as diferenças ideológicas com Lula, reconheceu nele a "firmeza das suas convicções e a sua reta intenção patriótica". As cobranças que fez em seguida, contudo, irritaram membros da delegação brasileira.
– Eleito agora à Suprema Magistratura, toca à Vossa Excelência o pesado encargo de provar a viabilidade prática das soluções alternativas que sempre preconizou. Esta é a hora da verdade – disse Mota Amaral.
O aparente constrangimento causado pelas palavras do presidente da Casa geraram aplausos fortes quando Lula iniciou seu discurso. Deputados aplaudiram-no demoradamente e praticamente todos os presentes no plenário se colocaram em pé. Esta foi a primeira das cinco vezes em que os deputados aplaudiram Lula em seu discurso, sempre com os parlamentares do Partido Socialista puxando os aplausos.
O tratamento de Mota Amaral foi bastante diferente do dado pelo presidente de Portugal, Jorge Sampaio, do PS, que fez repetidos elogios a Lula e sua trajetória pessoal e posições políticas. Antes de entrar na Assembléia, Lula fez a segunda revista a tropas do dia, desta vez a um grupo da Guarda Nacional Republicana.
Em seu discurso, Lula elogiou a Revolução dos Cravos, de abril de 1974, que deu início à redemocratização portuguesa, após um ditadura de décadas. Segundo ele, o evento foi "um sopro de alento" para os brasileiros, que também enfrentavam um regime militar.
– Quantos de nós, naqueles tempos sombrios não queríamos, como cantou Chico Buarque, numa letra cheia de intencionais ambigüidades, que o Brasil se transformasse num imenso Portugal – disse.
Depois da Assembléia, Lula participou da inauguração de uma exposição de fotos suas, basicamente da sua posse, na Fundação Mario Soares. Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.