| 16/03/2003 18h28min
O brasileiro Gustavo Kuerten faturou neste domingo, dia 16, o vice-campeonato do Masters Series de Indian Wells (piso rápido, premiação total de US$ 2,95 milhões), na Califórnia, Estados Unidos. Na final, Guga perdeu para o australiano Lleyton Hewitt, cabeça-de-chave número 1 e líder do ranking mundial, por 2 sets a 0, com parciais de duplo 1/6.
Apesar da derrota na decisão do título, Guga deve subir bastante em ambos os rankings da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), nos quais ocupa atualmente a 10ª (Corrida dos Campeões 2003) e a 24ª (Sistema de Entrada) posições. Nas listas que a ATP divulga nesta segunda, dia 17, Guga deve aparecer em sexto e 15º lugar, respectivamente.
Além disso, o brasileiro entrou para a história como o primeiro tenista não-americano a atingir as finais de todos os torneios Masters Series disputados na América do Norte – além de Indian Wells, Miami (em que foi vice em 2000), Cincinnati (campeão em 2001) e Montreal/Toronto (vice em 1997).
Neste domingo, Guga deixou para trás o fantasma da cirurgia sofrida no quadril direito no início do ano passado e que atrapalhou toda a temporada do brasileiro em 2002. Ao chegar à segunda final no ano, o catarinense se encheu de confiança e só foi parado mesmo pelo cansaço. No sábado, a chuva interrompeu a semifinal de Guga contra o alemão Rainer Schuettler. Ambos só voltaram à quadra na manhã deste domingo e, menos de três horas depois, Guga já estava lá novamente para encarar Hewitt.
Desde o início da partida o brasileiro não conseguiu demonstrar contra o australiano a mesma empolgação e energia da partida contra Schuettler. Hewitt quebrou o serviço de Guga já no segundo game do primeiro set, e o catarinense teve seus únicos dois break points a favor do jogo no game seguinte. Mas o australiano salvou ambos e abriu 3/0, vencendo novamente no saque de Guga no sexto game e em seguida sacando para fechar em 6/1.
No segundo set, mais cansado ainda, Guga não conseguia responder à altura aos golpes de Hewitt, acertando a rede ou mandando a bola para fora na maioria das vezes. O australiano abusava de longas trocas de bola, para explorar ao máximo o cansaço de Guga, e estava com a mão cheia na hora de sacar. Hewitt conquistou duas quebras sobre Guga, no primeiro e quinto games, para abrir 5/1. Quando o brasileiro sacava no game seguinte, o número 1 do mundo teve dois break e match points desperdiçados até que Guga mandou mais uma bola para fora e deu a vitória a Hewitt por novo 6/1.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.