Notícias

 | 27/02/2003 21h29min

Julgamento dos expulsos deve ocorrer dia 7 de março

Clube deverá ser punido por dirigentes entrarem no gramado do Jaconi

O vice de futebol do Grêmio, Luiz Eurico Vallandro, está otimista quanto ao julgamento de Claudiomiro, Tinga e Fabri. A data ainda não foi marcada, mas o procurador da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) Fábio Barrichello recebeu nesta quinta, dia 27, a súmula da partida em Caxias do Sul, entre Juventude e Grêmio, e deve apresentar denúncia sobre o ocorrido nesta sexta. Vallandro acredita que o departamento jurídico do clube conseguirá provar a inocência dos três jogadores em função do contexto das expulsões. A audiência deve ocorrer na próxima sexta, dois dias antes do Gre-Nal. Sob o comando de César Dias Neto, o jurídico deve se basear no contexto das expulsões.

O dirigente ainda cogita ir de encontro às determinações da Fifa, que prevê que todo jogador expulso deve cumprir suspensão automática, mesmo indo a julgamento. Entretanto, baseado no que diz a Constituição brasileira, todo cidadão ou profissional tem direito a defesa. Seguindo esse raciocínio, um jogador que vai a julgamento e é absolvido não precisaria cumprir punição. Com esse argumento, o Grêmio quer usar pelo menos Tinga e Claudiomiro no clássico, já que Fabri está lesionado.

Barrichello garantiu nesta quinta que, desde que haja prazo legal, haverá julgamento antes do Gre-Nal. Ele afirma também que fará o possível para oferecer a denúncia em 24 horas – o prazo para o procurador entregar a denúncia é de 48 horas. O representante da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) ainda lembrou que deve haver punição em função da invasão do gramado do Alfredo Jaconi por parte da diretoria tricolor, quando da confusão das expulsões de Tinga e Claudiomiro. Barrichello observa que no caso não será usado o regulamento da competição, mas o Código Brasileiro Disciplinar de Futebol (CBDF), que prevê pena para aqueles que entrarem no campo de jogo sem a autorização do árbitro.

Rodrigo Fabri está incluído no Artigo 308 – jogada violenta –, assim como Hugo, do Juventude. Os dois podem ficar fora por até dois jogos ou receber multa em dinheiro. A situação do volante Tinga é mais leve. Enquadrado no Artigo 305 – atitude inconveniente –, cuja pena deve ser apenas multa. Claudiomiro é o que pode pegar mais jogos de suspensão por desrespeito ao árbitro, Artigo 307. O líbero gremista pode ser punido com até quatro jogos.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.