| 25/05/2008 22h39min
O presidente do partido opositor colombiano Pólo Democrático Alternativo (PDA), Carlos Gaviria, previu neste domingo em Montevidéu uma "luta interna" no interior das Farc após o falecimento do chefe máximo dessa guerrilha, Pedro Antonio Marín, conhecido como Tirofijo.
— Após esta morte, haverá uma luta entre a linha guerrilheira e a política — afirmou Gaviria em declarações à imprensa que cobre o 14º Encontro do Foro de São Paulo, realizado hoje na capital uruguaia com o discurso do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega.
Para o titular do PDA, a solução para o conflito de seu país passa "pelo diálogo", e se mostrou esperançoso de que a "vertente política" da guerrilha saia vitoriosa. A morte de Tirofijo se soma às "baixas significativas dos últimos meses", declarou em referência à morte do número 2 das Farc, Raúl Reyes, em março deste ano, durante uma operação militar colombiana em território do Equador.
Esse falecimento causa "grande dor às Farc"
tendo em vista que Manuel Marulanda
Vélez (como também era conhecido o líder rebelde), "além de ser um dos grandes chefes, era um grande ícone", acrescentou Gaviria.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.