| 25/05/2008 13h42min
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) confirmaram neste domingo a morte de seu maior líder, Manuel Marulanda, conhecido como Tirofijo ("Tiro Certo", em português).
Em um comunicado divulgado por Timoleón Jiménez, do Secretariado das Farc, o grupo guerrilheiro informou que, aos 78 anos, Marulanda morreu "nos braços de sua companheira". Jiménez disse que, como sucessor de Tirofijo, foi indicado Alfonso Cano.
O guerrilheiro revelou que Pedro Antonio Marín — o nome real de Manuel Marulanda — estava cercado por sua guarda pessoal no momento em que morreu, no dia 26 de março. Emocionado, Jiménez esclareceu que o líder morreu devido a uma breve doença, mas não revelou qual.
O ministro do Interior e da Jusiça, Carlos Holguín, disse que o país se livrou de "uma das figuras que mais danos causou à Colombia, que mais mortes provocou, que mais dor derramou por todo o território pátrio."
Marulanda comandava as Farc havia 40
anos. Foi visto pela última vez durante as
frustradas negociações de paz com o governo do presidente Andrés Pastrana (1998-2002).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.