| 17/02/2008 18h43min
Os quatro laptops furtados da Petrobras continham "informações que eram segredo de Estado", afirmou hoje o presidente Lula, em seu primeiro pronunciamento sobre o caso. Os computadores abrigavam dados sobre as recentemente descobertas reservas Tupi e Júpiter.
— O dado concreto é que a Petrobras já tem todas as informações que ela precisava sobre o Júpiter e o Tupi. Portanto, quem roubou não pegou nada que a Petrobras não conhecesse ainda — disse o presidente. — Mas é uma coisa grave que estamos investigando — concluiu.
Segundo Lula, a preocupação maior é saber a origem do furto "do ponto de vista estratégico", pois, conforme o presidente, são apenas três empresas no mundo que trabalham com esse tipo de estudos.
A Petrobras é líder em pesquisa e produção de petróleo em águas profundas. Tupi é considerada uma megareserva de petróleo, com um volume estimado entre 5 e 8 bilhões de barris. A exploração da reserva de gás Júpiter, cuja descoberta foi
anunciada em janeiro, deverá aproximar o
Brasil da auto-suficiência em gás.
Lula acrescentou que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Polícia Federal e a segurança da Petrobras tentam esclarecer o ocorrido. Porém, não se sabe sequer onde o furto ocorreu, embora o presidente tenha informado que os laptops estavam em um container.
Amanhã deverão ser definidos os reforços para a força-tarefa que apoiará as inestigações da delegada Carla Dolinski, da Polícia Federal em Macaé (RJ), titular do inquérito.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.