Notícias

 | 23/01/2008 19h31min

Crise em Gaza: primeiro-ministro da ANP diz que situação é muito perigosa

Fayyad está na Alemanha negociando recursos para a Palestina

O primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Salam Fayyad, afirmou hoje que a situação em Gaza é muito perigosa e pediu a abertura de todas as passagens fronteiriças, fechadas por Israel em resposta ao lançamento de foguetes por parte de milicianos do Hamas.

— Não se pode manter a situação de Gaza, não se pode manter o sofrimento das pessoas nem condená-las a viver abaixo dos mínimos — afirmou, após se reunir em Berlim com o ministro de Assuntos Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier.

Fayyad destacou que a abertura das passagens fronteiriças de Gaza não só é necessária e urgente, mas deve ser feita oficialmente.

— A situação em Gaza é muito perigosa. Manter 1,5 milhão de pessoas nas atuais condições só pode gerar mais violência — disse.

O ministro alemão, que destacou a visita de Fayyad com uma iniciativa intitulada Futuro para a Palestina concordou:

— Melhorar as condições de vida nos territórios palestinos é melhorar as condições de segurança, é prevenir violência e ganhar em credibilidade.

A proposta, apresentada hoje, pretende ser uma plataforma de empresas e fundações alemãs com o objetivo comum de reforçar a economia nos territórios autônomos visando à criação de um Estado palestino e a desenvolver projetos que forneçam melhorias visíveis à população e dêem credibilidade ao processo de paz.

Steinmeier se mostrou confiante em que o impulso dado ao processo de paz na recente conferência de Annapolis ajudará a obter os resultados desejados. Fayyad insistiu em que as negociações devem ser iniciadas e não devem excluir qualquer elemento importante para a contraparte.

— Cada parte deve cumprir seus compromissos e contribuir, com isso, à criação das condições de confiança mútua necessárias para o bom encaminhamento do processo — disse o primeiro-ministro da ANP.

Fayyad, que viajou acompanhado de seu ministro de Assuntos Exteriores, de empresários e de funcionários do Ministério das Finanças, foi recebido pouco antes de seu encontro com Steinmeier pela chanceler alemã, Angela Merkel. Ele viajará na quinta-feira à Suíça para participar do Fórum Econômico Mundial, em Davos.

EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.