| 21/01/2008 09h29min
A torcida australiana viu nesta segunda a eliminação do último representante local em chaves de simples no primeiro Grand Slam do ano. Na última partida do dia, o ex-número um do mundo e atual 22º Lleyton Hewitt não resistiu à regularidade do sérvio Novak Djokovic, terceiro do mundo, e se despediu do Aberto da Austrália nas oitavas-de-final.
Djokovic garantiu a melhor participação da carreira no evento em Melbourne ao fazer 3 sets a 0 no queridinho da torcida australiana, com parciais de 7/5, 6/3 e 6/3, após 2h24min. Classificado para as quartas-de-final, o sérvio obteve ainda uma melhora no ranking de entradas da ATP, embora não tenha chances de tirar a segunda posição do espanhol Rafael Nadal mesmo que levante a taça do torneio.
Foi a segunda vitória do sérvio de 20 anos sobre o australiano de 26. Antes de passar por Hewitt na Austrália, Djokovic já havia eliminado o rival nas oitavas-de-final de Wimbledon-2007, mas com um triunfo suado por 3 sets a 1 e as duras parciais de 7/6 (10), 7/6 (2), 4/6 e 7/6 (5).
O ex-líder do ranking de entradas, por sua vez, levou a melhor sobre o jovem sérvio em apenas uma ocasião, também em Grand Slams. Na terceira rodada do Aberto dos Estados Unidos de 2006, o australiano venceu por 3 sets a 0 e muita facilidade: 6/3, 6/1 e 6/2.
Rival espanhol
Djokovic enfrentará nas quartas-de-final um adversário esperado: o espanhol David Ferrer. Quinto cabeça-de-chave, o tenista de Valencia eliminou também nesta segunda outro ex-líder do ranking de entradas da ATP, o compatriota Juan Carlos Ferrero, por 3 sets a 1, com parciais de 7/5, 3/6, 6/4 e 6/1.
Em 2007, Ferrer e Djokovic viveram seus melhores momentos, e acabaram se encontrando em quatro oportunidades, com duas vitórias para cada tenista. Enquanto o sérvio obteve sucesso nas quartas-de-final do Masters Series de Indian Wells e nas semifinais do Aberto da Austrália, o espanhol levou a melhor no Masters de Monte Carlo e na Masters Cup de Xangai.
Ferrer, no entanto, leva vantagem sobre Djokovic por ter derrotado o sérvio em outra ocasião no circuito profissional: no Torneio de Bucareste de 2004. Assim, o valenciano tem uma vitória a mais que o atual número três do mundo.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.