| hmin
A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Donna Hrinak, classificou “como um bom começo” para o estreitamento das relações entre o Brasil e os Estados Unidos o encontro de cerca de uma hora mantido, ontem, entre o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, na Casa Branca. Segundo ela, a reunião foi “muito positiva” e Lula e Bush falaram de muitos valores e interesses comuns aos dois países.
Dentro dessa perspectiva, Donna Hrinak destacou que há uma preocupação e um compromisso de Lula e Bush em contribuírem para erradicar a fome e o analbetismo no continente. Essa parceria, como assinalou a embaixadora norte-americana, começará a ser viabilizada a partir da reunião de cúpula entre os dois nos meses de março, abril ou maio, meses de primavera no Hemisfério Norte.
A agenda de trabalho que vai redundar na realização da cúpula dos presidentes do Brasil e dos Estados Unidos comecará a ganhar formato já em janeiro próximo, conforme Donna Hrinak.
– A idéia é aprofundar mais as relações, por termos tantas áreas onde deveríamos estar trabalhando, mas sempre todo mundo fala sobre a área de livre comércio, mas a relação é mais ampla e tem que ser ainda mais ampla.
Sobre o pedido de Lula a Bush, para que os Estados Unidos intervenham junto aos organismos financeiros internacionais no sentido de ajudar na obtenção de linhas de crédito, Donna Hrinak disse que o governo norte-americano continuará colaborando com o Brasil. Salientou, entretanto, que um apoio mais efetivo nesse contexto “vai depender, também, da equipe econômica que o presidente eleito Lula vai nomear”. As informações são da Agência Brasil.
Donna Hrinak classificou a reunião entre os presidentes de um bom começo
Foto:
Marcelo Jr.
/
Agência Brasil
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.