Notícias

 | 10/12/2002 17h42min

Lula negociará com investidores em jantar na embaixada brasileira

O jantar que o embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Rubens Barbosa, oferece na noite desta terça, dia 10, ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, na residência oficial brasileira em Washington, dará a Lula oportunidade de prosseguir nas negociações com várias personalidades norte-americanas para reconquistar a confiança dos investidores internacionais e incentivá-los a consolidar seus negócios no Brasil.

Segundo assessores da embaixada, cerca de 40 pessoas participarão do jantar, entre altos executivos financeiros, como o vice-presidente do Citibank, Bill Rhodes, que representou os credores nos acordos de negociações da dívida interna brasileira entre os anos 80 e 90, representantes da indústria norte-americana com interesses no Brasil, funcionários graduados do governo George W. Bush – como o presidente do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca, R. Glen Huhubbard – e o chefe da Assessoria de Planejamento Político do Departamento de Estado. Participarão também a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Donna Erinak, dois ex-embaixadores norte-americanos que serviram no Brasil, Anthony Harrington e Anthony Mothey, e representantes de entidades como o presidente do Diálogo Internacional, Peter Hokim.

Nesta terça, Lula se encontrou com o Bush, na Casa Branca. A reunião, prevista para durar entre 30 e 40 minutos, se estendeu por cerca de uma hora. Lula adiantou que as relações econômicas entre Brasil e Estados Unidos foram o tema principal no encontro. O petista afirmou que o Brasil precisa ter relações mais ousadas com os EUA, também em áreas como política e cultura,  e que debateu o tema com Bush. Segundo ele, o presidente dos EUA foi cordial durante o encontro e propôs uma reunião de cúpula ainda em janeiro entre os governos norte-americano e brasileiro para tratar de relações bilaterais. Lula também disse a Bush que o Brasil deve aperfeiçoar o relacionamento com outros países da América Latina.

Com informações da Agência Brasil.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.