Notícias

 | 23/05/2007 17h43min

Milan dá o troco no Liverpool e fica com o título

Time italiano se vinga de derrota de 2005 e vence por 2 a 1 em Atenas

Em um jogo muito equilibrado, o Milan conseguiu seu sétimo titulo da Liga dos Campeões da Europa ao vencer o Liverpool por 2 a 1 na tarde desta quarta, no Estádio Olímpico de Atenas, na Grécia. Os dois gols milaneses foram marcados pelo atacante italiano Fillipo Inzaghi, um no primeiro e outro no segundo tempo. Já o do Liverpool foi anotado pelo holandês Kuyt.

De quebra, o time italiano consegue se vingar da derrota na final de 2005. Na decisão realizada em Istambul, na Turquia, o Liverpool conseguiu empatar em 3 a 3 um jogo que perdia por 3 a 0 e acabou sendo campeão nos pênaltis. Agora, foram os italianos que levantaram a taça, sem o sofrimento das penalidades.

O Liverpool começou a partida tomando a iniciativa, se utilizando principalmente do capitão Gerrard, que apesar de meio-campista, estava jogando mais adiantado, quase como um segundo atacante ao lado de Kuyt. O Milan conseguiu equilibrar a partida no início, mas mesmo assim não conseguia chegar com perigo ao gol de Reina.

A principal arma do Liverpool no primeiro tempo foi fazer uma marcação sob pressão, muitas vezes em seu campo de ataque. Outro ponto que estava desequilibrando o jogo para o lado dos ingleses era a forte marcação, às vezes dupla, nos meio-campistas Kaká e Seedorf, que tiveram pouco espaço para brilhar.

A primeira grande chance do Liverpool na partida veio aos nove minutos. Após erro da defesa do Milan na saída de bola, algo que foi uma constante na etapa inicial, a bola sobrou para Pennant. que chutou forte, cruzado, mas o goleiro brasileiro Dida conseguiu fazer boa defesa. No primeiro tempo, Pennant ainda roubaria mais algumas bolas na saída do time italiano.

Quando conseguia ficar com a posse de bola, o Milan insistia nas jogadas laterais, principalmente com os alas Jankulovski e Oddo. Mas os dois pouco conseguiram fazer de produtivo, com a maioria das bolas indo parar fácil nas mãos de Reina. Mas o outro lado, o Liverpool também desperdiçava as chances que tinham em noite pouco inspirada em seus homens de frente.

Aos 26 minutos, o time inglês chegou novamente com perigo ao ataque. Depois de um cruzamento, a bola ficou pipocando na entrada da área do Milan sem que a defesa conseguisse tirar ela de perto. Então, na sobra, Xabi Alonso chutou forte, rasteiro, e a bola passou com muito perigo pelo lado direito de Dida.

Mas as chances perdidas pelo Liverpool seriam cobradas no final do primeiro tempo. Aos 44, em uma das poucas vezes que ficou livre, Kaká sofreu falta perigosa na entrada da área. Pirlo cobrou com força e a bola desviou no atacante Inzaghi antes de entrar no gol do Liverpool. Era o primeiro gol do time italiano na final.

Como não poderia ser diferente, o Liverpol começou o segundo tempo indo para cima do Milan para tentar reverter o placar. Mas de forma inteligente, a equipe rossonera apenas cercava seu campo de defesa e, quando possível, apertava a marcação na saída de bola dos ingleses. Com isso, ficava com a vantagem do contra-ataque.

Até os 15 minutos da etapa complementar, a partida ficou muito equilibrada, com os dois times tendo boas chances nos erros adversários. A melhor delas foi do Liverpool. Nesta errou na saída e a bola sobrou limpa para Gerrard. De frente para o gol, o capitão tentou chutar colocado, mas Dida fez grande defesa.

O Milan continuava ficando mais em seu campo de defesa, enquanto o Liverpool pressionava. Mas o time inglês não conseguia finalizar com efetividade. Com isso, os italianos seguiam chegando com perigo nos contra-ataques, principalmente com Kaká e Pirlo, que conseguiam se livrar da forte marcação.

E foi exatamente em uma jogada de Kaká iniciada de contra-ataque que os italianos mataram o jogo. Depois de bola roubada, ela sobrou para o meio-campista brasileiro. Ele levantou a cabeça e deu um passe genial para Inzaghi, que invadiu a área, driblou o goleiro Reina e chutou cruzado para marcar o gol do título.

No final do jogo, o Liverpool ainda conseguiu assustar o Milan, com gol marcado por Kuyt, de cabeça, depois de cobrança de escanteio, quando faltava apenas dois minutos para o fim do tempo regulamentar. O filme da decisão de 2005 começou a se repetir na cabeça dos torcedores italianos. Mas o árbitro alemão Herbert Fandel mal esperou os minutos de acréscimo para apitar o fim do jogo e decretar o sétimo título do Milan.

GAZETA PRESS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.