| 23/10/2002 23h15min
O presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou em Florianópolis na noite desta quarta, dia 23, o último comício da campanha neste segundo turno. Milhares de pessoas lotaram o Largo da Alfândega. Eles acompanharam os discursos dos dirigentes das 10 siglas que apóiam a candidatura Lula e do candidato ao governo de Santa Catarina Luiz Henrique da Silveira (PMDB).
Luiz Henrique e o terceiro colocado na disputa ao governo de Santa Catarina, José Fritsch (PT), aguardaram Lula no Aeroporto Hercílio Luz. Caravanas de várias cidades de Santa Catarina começaram a chegar ao Largo da Alfândega, no centro da capital catarinense, por volta das 18h.
Bandas de música da cidade e o grupo Os Nativos encarregaram-se de manter o ritmo até que começassem os discursos dos 10 presidentes de partido – incluindo o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) e Milton Mendes de Oliveira (PT). Também discursaram três dos que disputaram vaga ao governo catarinense no primeiro turno – Antônio Bello Jr (PSB), Sérgio Grando (PPS) e José Fritsch (PT), além da senadora eleita Ideli Salvatti (PT-SC).
Lideranças do PMDB e do PT confirmaram a reciprocidade de apoios. O deputado federal reeleito, Carlito Merss (PT), comentou que as dúvidas que existiam entre os petistas quanto ao voto em Luiz Henrique foram dissipadas, na terça-feira, dia 22, com as declarações anti-Lula, do presidente nacional do PFL, Jorge Bornhausen, aliado de Amin.
Lula conta com a influência de Luiz Henrique na estrutura nacional do PMDB para predispor a bancada parlamentar da sigla – 19 senadores e 74 deputados federais – a dar sustentação a seu eventual governo.
No primeiro turno, Lula somou 56,7% dos votos válidos para presidente em Santa Catarina. Agora, o coordenador da campanha no Estado, Eurides Mescolotto, estima que a candidatura alcance 65% do total, confirmando a proporção de campeão brasileiro em votos no presidenciável.
Nesta quarta, inclusive eleitores de Esperidião Amin, paramentados com bandeiras e adesivos, aguardavam por Lula, no Aeroporto Hercílio Luz.
• Confira outras informações no especial Eleições 2002.
ADRIANA BALDISSARELLI / DIÁRIO CATARINENSE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.