Notícias

 | 19/03/2007 19h31min

Câmara tem 10 dias para enviar dados da CPI do Apagão ao STF

Partidos de oposição querem que Supremo determine instalação imediata

Chegou nesta segunda à Câmara dos Deputados o pedido de informações sobre instalação da CPI do Apagão Aéreo. O presidente Arlingo Chinaglia tem 10 dias para enviar os dados ao Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido de instalação da CPI foi feito pelos partidos de oposição.

Os partidos de oposição - PFL, PSDB e PPS - pediram ao STF que determine a imediata instalação da CPI, mas o tribunal aguarda a resposta da Câmara para tomar a decisão.

O requerimento de informação ainda não foi numerado, porque aguarda deliberação do secretário-geral da Mesa, Mozart Vianna.

Para o líder do PFL na Câmara, deputado Onyx Lorenzoni (RS), a instalação da CPI do Apagão Aéreo é a melhor forma de resolver a crise aérea, que ontem voltou a afetar os vôos do País.

Lorenzoni afirmou que, se a CPI não vingar na Câmara, onde enfrenta a oposição dos governistas, o partido poderá entrar com um pedido de instalação de uma CPI mista, levando o debate também para o Senado.

De acordo com o parlamentar, a situação do controle de vôos do País é tão grave que há condições para que ocorra uma nova tragédia como a que houve com o avião da Gol, em setembro passado, quando 154 pessoas morreram.

– Se instalarmos essa CPI, garanto que em um mês o governo fará muito mais do que fez em seis meses – disse.

Quórum da Câmara é afetado por atrasos

Os atrasos em aeroportos têm afetado até a rotina da Câmara. Hoje, a sessão extraordinária marcada para as 18h30min começou com a mesma pauta da sessão ordinária uma vez que houve dificuldades de realização da Ordem do Dia às 16 horas devido aos atrasos nos vôos provocados pela pane no sistema de controle de tráfego aéreo.

Segundo decisão do presidente, os deputados aguardarão até as 19h para que seja alcançado o quorum de 257 deputados necessário para o início da Ordem do Dia. No momento, estão presentes 200 deputados.

RÁDIO GAÚCHA E AGÊNCIA CÂMARA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.