Notícias

 | 18/03/2007 15h58min

Pane no Cindacta I provoca atrasos em aeroportos

Problema foi corrigido pela Aeronáutica para sistema voltar a funcionar

Uma falha no sistema de informática do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta-1) em Brasília, nesta manhã, provocou atrasos em vôos em todo o país. Nesta tarde, dos 1370 vôos programados na rede da Infraero, 149 estavam em atraso, o que representa 10,9% do total. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no entanto, não informou o número total de vôos em atraso.

Segundo a assessoria de imprensa da Aeronáutica, houve uma pane em um software do sistema de controle de plano de vôo do Cindacta-1 por cerca de sete minutos durante a manhã. O sistema, responsável pelas autorizações de pouso e decolagem, teve que ser reinicializado. Segundo nota oficial do Ministério da Defesa, a pane já foi corrigida pela Aeronáutica e o sistema já está funcionando normalmente.

Por medida de segurança, após o problema os controladores de vôo aumentaram o tempo entre as saídas e as chegadas dos aviões, o que atrasou os vôos. O Cindacta-1 é responsável pelo controle do tráfego aéreo nas áreas de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Cuiabá.

O aeroporto mais prejudicado foi o de Congonhas, em São Paulo, não só pelo problema no Cindacta-1 como também pela chuva que atinge a cidade. A pista do aeroporto chegou a fechar por duas horas no início desta manhã. Em Brasília, três vôos registraram mais de duas horas de atraso à tarde.

Em Porto Alegre, pelo menos oito vôos registram atraso hoje. Foram quatro vôos de chegada e quatro de partida. O maior tempo de espera foi do vôo 10-04, da companhia BRA, que partiria à tarde do aeroporto de Congonhas. O atraso chegou a uma hora e meia.

Apesar do sistema do Cindacta-1 ter voltado a funcionar, não há previsão de quando a situação dos vôos se normalizará, pois há previsão de mais chuva em São Paulo ainda neste domingo. O Comando da Aeronáutica prevê que a situação se normalize apenas na segunda-feira.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.