| 14/03/2007 18h26min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou ao presidente do PMDB, Michel Temer, o nome do deputado Odílio Balbinotti para o Ministério da Agricultura. Balbinotti, que é do PMDB do Paraná, se reunirá com Lula na manhã desta quinta-feira. A posse deve ocorrer às 9h da sexta-feira. O novo ministro ocupará o lugar de Luiz Carlos Guedes Pinto.
Balbinotti trocou Maringá por Rondonópolis (MT) em 1980 em busca de terras cultiváveis. Numa das cidades símbolos do agrobusiness brasileiro, tornou-se um dos maiores produtores do país. Está no terceiro mandato como deputado federal, sempre pelo seu Estado de origem. Em 1998, foi eleito pelo PDT e, em 2002, pelo PSDB. Filiou-se ao PMDB em 2003. Declarou R$ 40.483.057,00 em bens à Justiça Eleitoral.
Na reunião de Temer com Lula também foi confirmado o nome de José Gomes Temporão como o novo ministro da Saúde. Temporão era técnico do ministério. Geddel Vieira Lima também foi anunciado e irá para a pasta de Integração
Nacional. O PMDB terá ao todo
cinco ministérios: Comunicações, Minas e Energia, Integração Nacional, Agricultura e Saúde.
Ao deixar o Palácio do Planalto depois de encontro com Lula, Temer disse que o partido entende que o médico sanitarista Temporão faz parte da cota da legenda, que terá cinco ministérios. Temporão foi escolhido por Lula e depois ganhou o apoio do governador do Rio, Sérgio Cabral. Antes, o PMDB entendia que Temporão fazia parte da cota pessoal de Lula, e não do partido.
– O presidente pediu que ajudássemos o doutor Temporão na Saúde. Não há dúvida de que apoiaremos o doutor Temporão, que foi uma lembrança do governador Sérgio Cabral. Portanto, está na nossa cota. No fundo, são cinco ministérios – disse Temer.
O presidente do PMDB disse ainda que Lula deve encerrar a reforma na sexta-feira. As cerimônias de posse dos três novos ministros do partido estão marcadas para sexta-feira, assim como a do petista Tarso Genro no Ministério da Justiça. Silas Rondeau e Hélio
Costa continuam nos Ministérios de
Minas e Energia e das Comunicações, por isso não haverá necessidade de posse. Ao anunciar os cinco ministérios, Temer elogiou o presidente Lula:
– O resultado foi bom para o PMDB. O governo levou a sério a coisas do PMDB, a convenção do PMDB – afirmou Temer.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.