| 13/03/2007 21h04min
O Ministério das Relações Institucionais confirmou nesta terça-feira que Tarso Genro será o novo ministro da Justiça no lugar de Márcio Thomaz Bastos, a partir de sexta-feira, na transmissão de cargos. A saída de Thomaz Bastos já era esperada. Tarso é advogado especializado em direito trabalhista. No governo Lula já foi também ministro da Educação.
Tarso recebeu nesta terça-feira o presidente do PMDB, Michel Temer, que reivindica mais um ministério para a bancada do partido na Câmara, além da Integração Nacional, para a qual foi indicado Geddel Vieira Lima (BA). A nova pasta deve ser decidida no encontro que Temer terá nesta quarta com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Um dia depois de Lula reunir a cúpula do PT e criticar a pressão por cargos, o presidente do partido, Ricardo Berzoini (SP), disse nesta terça-feira que não irá ao Palácio do Planalto na quarta, como previsto, para continuar as negociações sobre a participação do partido no Ministério. Berzoini disse que o PT já levou todos os nomes ao presidente e que cabe agora a ele decidir.
Havia a expectativa de que o presidente anunciasse os novos ministros nesta semana, depois da convenção que escolheu o novo presidente do PMDB, no domingo. Dois meses e meio após a posse, o presidente ainda vem se reunindo com representantes dos 11 partidos da base de governo.
O presidente afirmou ainda que não está sendo cobrado por nenhum partido interessado em aumentar a presença no governo, mas considerou legítimo que as legendas façam reivindicações.
Com relação ao PT, Lula disse que o partido foi maduro. Segundo ele, tanto os petistas quanto integrantes de outros partidos estão tendo comportamento exemplar e civilizado.
– Todos os partidos sabem que, no fundo no fundo, quem tem que montar o ministério é o presidente da República.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.