Notícias

 | 09/03/2007 14h03min

NY Times destaca discursos de Bush e Lula sobre etanol

Texto comenta entendimento entre Brasil e EUA na cooperação em biocombustíveis

A versão online do jornal New York Times (NYT) publicou em sua capa uma grande foto do presidente norte-americano, George W. Bush, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante discurso na Transpetro, subsidiária da Petrobras em Guarulhos, São Paulo, no final desta manhã. O texto comenta a assinatura do memorando de entendimento entre Brasil e Estados Unidos para avançar na cooperação em biocombustíveis.

O NYT cita ainda que os dois presidentes afirmaram que a produção de combustível alternativo ampliará a oferta de empregos, promoverá um meio ambiente mais limpo e deve gerar uma maior independência do mercado de petróleo. O texto diz que, no Brasil, cerca de oito a cada 10 carros utilizam o álcool combustível.

A versão online do maior jornal do mundo comentou ainda que setores contrários à visita de Bush ao Brasil criticam o norte-americano e Lula por terem supostos planos de criar um cartel do etanol nos moldes a Opec, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (na sigla em inglês).

Já o texto dos jornalistas Jim Rutenberg e Larry Rohter, do mesmo NYT, publicado antes dos discursos de hoje dos dois presidentes, indica que Bush faz de sua viagem à América Latina uma espécie de mea culpa para afastar a percepção de que ele tem negligenciado os países do Sul. A reportagem ressalta ainda os protestos realizados em São Paulo contra a viagem de Bush, incluindo pichações que o chamam de assassino.

A versão online do Washington Post também destacou o acordo sobre o etanol e citou uma parceria entre os países que prevê novas pesquisas sobre o combustível e futuros investimentos para a produção do álcool em outros países. O jornal comentou ainda que Lula espera que, agora, seja possível convencer o mundo que é possível haver uma nova opção energética. Na edição em papel de hoje, o Washington Post destacou as manifestações anti-Bush de ontem em São Paulo e a dura resposta policial.

Já a reportagem publicada nesta sexta-feira pelo diário britânico The Guardian indica que a indústria brasileira do etanol está apoiada sobre um exército de 200 mil migrantes pobres que trabalham como cortadores de cana em condições similares à escravidão. O texto, escrito após uma visita a cidade produtora Palmares Paulista, comenta que "no ano passado, o açúcar e o álcool ficaram em segundo lugar na lista dos produtos agrícolas de exportação do Brasil, com uma receita estimada em US$ 8 bilhões".

O jornal britânico afirma que os produtores esperam que a produção cresça 55% nos próximos seis anos, por conta da demanda crescente da Europa e dos Estados Unidos, mas que "com um passeio pela periferia de Palmares Paulista, aparece uma imagem muito mais sombria do que o presidente Lula classificou como revolução energética brasileira".

O jornal argentino La Nación também comenta as manifestações na Avenida Paulista, ontem, e citou o aparato policial e militar para a segurança de Bush. O jornal observa que, apesar das tentativas do governo americano de negar que a visita tenha como objetivo conter a influência do presidente venezuelano, Hugo Chávez, o roteiro parece "pelo menos em parte" organizado para isso.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.