Notícias

 | 05/02/2007 12h36min

Europa emite alerta para possíveis casos de gripe aviária

Países precisam estar prontos para enfrentar o vírus

O comissário europeu de Saúde, Markos Kyprianou, pediu hoje aos países da União Européia (UE) que estejam preparados para "reagir rápido" porque é provável que sejam detectados mais focos de gripe aviária.

Kyprianou disse à imprensa que o foco de gripe aviária detectado no fim de semana no Reino Unido e os casos registrados na Hungria recentemente provam que é preciso manter o alerta e que os países devem estar "prontos para atuar com rapidez" frente à aparição de futuros focos.

O comissário ressaltou que a UE tem uma "legislação forte" e que as autoridades dos países afetados pelos últimos casos tomaram as medidas necessárias para que animais doentes "não entrem na cadeia alimentar".

Kyprianou indicou que esses focos, da mesma forma como ocorreu há dois anos, provam que o vírus continua presente, mas ressaltou que no momento se trata apenas de uma doença animal e não se pode falar de pandemia. A Comissão Européia (CE, executivo da UE) dará o apoio que for necessário ao setor produtor afetado, acrescentou Kyprianou.

Os especialistas da UE - representados no Comitê Permanente da Cadeia Alimentar - debaterão amanhã a situação da gripe aviária no bloco.

Segundo fontes da CE, atualmente os especialistas do bloco investigam a origem do vírus detectado no Reino Unido "e não se descarta nenhuma hipótese". Indicaram que embora a cepa possa ser a mesma que a detectada na Hungria, há várias possibilidades e o foco pode ter surgido, por exemplo, pela entrada de alguma pessoa com sapatos sujos na fazenda ou procedente da Hungria.

O registro do vírus mais letal da gripe aviária no Reino Unido é o segundo deste ano, após o da Hungria. Em 2006, os 27 países que atualmente compõem a UE detectaram 682 casos de gripe aviária, sendo que grande parte deles ocorreu na Romênia e na Bulgária, Estados que ainda não pertenciam à União.

Dos focos em aves de granja ou com fins comerciais, destacaram-se Hungria (29) e Romênia (172), enquanto França, Alemanha, Dinamarca e Suécia notificaram um só caso.

Os Estados com focos de gripe aviária em aves selvagens foram: Alemanha (221); Áustria (46); Polônia (29); Eslovênia (28); Dinamarca (26); Grécia (25); França (21); Itália (19); a República Tcheca (14); Suécia (13); Hungria (12); Bulgária (4); Eslováquia (2); Reino Unido (1) e Espanha (1).

EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.