| 21/09/2002 10h37min
Cresceu a rejeição ao governo Fernando Henrique Cardoso, mas a população ainda acredita que ele tem o perfil mais adequado à Presidência do que os quatro principais candidatos às eleições deste ano, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta sexta-feira, 20 de setembro.
O instituto perguntou a 2.000 pessoas sobre a habilidade política, a inteligência, o preparo e o respeito internacional que têm o presidente e os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Serra (PSDB), Ciro Gomes (PPS) e Anthony Garotinho (PSB).
– Fernando Henrique é melhor avaliado que qualquer outro candidato – disse o consultor político da Confederação Nacional de Indústria (CNI), Ney Figueiredo, a jornalistas.
– Houve queda na confiança e na avaliação de seu governo, mas não diminuiu a confiança do povo nele – acrescentou.
Entre os entrevistados, 71% consideram que FH tem habilidade política, 81% que ele é inteligente, 68% que é preparado e 70% avaliam que o presidente tem respeito internacional.
Lula, que lidera as pesquisas de intenção de voto, recebeu 57% no item habilidade política, 66% em inteligência, 50% dos entrevistas acreditam que ele está preparado para o cargo e 43% que ele tem respeito internacional.
Serra, que se mantém no segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, tem uma avaliação superior à de Lula, considerando que a margem de erro é de 2,2%.
Dos entrevistados, 64% avaliam que o presidenciável tucano tem habilidade política, 77% que ele é inteligente, 61%, preparado, e 58% pensam que ele tem respeito internacional.
A percepção de 57% dos entrevistados é que Ciro tem habilidade política, enquanto 68 % acreditam que o candidato é inteligente, 53% que ele é preparado e 42% que tem respeito internacional.
Metade das pessoas avaliam que Garotinho é habilidoso na política, 64% que ele tem inteligência, 44% pensam que o candidato está preparado para o cargo de presidente e 42% que ele tem respeito internacional.
Apesar de reconhecerem qualidades pessoais em Fernando Henrique Cardoso, aumentou entre os entrevistados os que consideram o governo dele ruim ou péssimo. Na pesquisa realizada entre os dias 17 e 19 deste mês, 24% acharam o governo ótimo e bom, uma queda significativa em relação aos 29% do levantamento de junho. Atualmente, 37% consideram o governo regular, contra 41% em junho, e 36% avaliam como péssimo e ruim, contra 29% em junho.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.