Notícias

 |  hmin

Lula reforça campanha para candidatos a governador

Apenas no Rio Grande do Sul, o PT lidera as pesquisas

A estratégia do PT de aproveitar a disparada de Luiz Inácio Lula da Silva na corrida presidencial para reforçar as campanhas nos Estados começa a mostrar resultados.

Desde o final de agosto, quando Lula iniciou sua escalada nas pesquisas de intenção de voto, beneficiado pelo esvaziamento dos índices de Ciro Gomes (PPS) e pela progressão lenta de José Serra (PSDB), nove candidatos a governador do PT também subiram na preferência dos eleitores.

O candidato do PT a governador no Rio Grande do Sul, Tarso Genro, conquistou a liderança em disputa acirrada com Antônio Britto (PPS). No Piauí, Wellington Dias, que enfrenta o governador e candidato à reeleição Hugo Napoleão (PFL), subiu seis pontos nas pesquisas de intenção de voto e assumiu a dianteira. Dias, com 45%, e Napoleão, com 43%, estão tecnicamente empatados no levantamento do Ibope. Na segunda-feira, Teresina foi o palco de um comício com a presença de Lula e de aproximadamente 40 mil pessoas.

Na Bahia, o deputado federal Jacques Wagner, embora esteja 39 pontos abaixo do primeiro colocado, Paulo Souto (PFL), aumentou seu índice em 150%, passando de seis para 15 pontos nas pesquisas. No Mato Grosso do Sul, Rio, Sergipe, Minas, Distrito Federal e em São Paulo também foram registradas linhas ascendentes no desempenho dos petistas.

– Temos uma agenda, e o PT é um time completo, sendo que o capitão maior é Lula. A candidatura de Lula é um fator determinante, e ninguém está segurando a força dele – disse o deputado federal José Genoíno, em terceiro lugar na corrida pelo governo paulista.

Apesar dos progressos, dos seis Estados que concentram 61,7% do eleitorado brasileiro (São Paulo, Minas, Rio, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná), em apenas um, o Rio Grande do Sul, o PT tem um candidato em primeiro lugar ou com boa possibilidade de vencer a eleição. Além de ganhar o comando dos Estados, uma boa atuação nos pleitos regionais também serve para alavancar Lula num eventual segundo turno para o Palácio do Planalto e aumentar a bancada federal de 59 deputados para cerca de 80. A expectativa mais otimista do presidente nacional do PT, deputado federal José Dirceu (SP), é de que a legenda consiga eleger de cinco a seis governadores.

Em 13 Estados, as chances do partido são consideradas remotas. Em três, o PT não tem candidatura própria. Rio, com a governadora Benedita da Silva, e São Paulo, com Genoíno, encabeçam a lista de principais esforços até 6 de outubro. Uma eventual virada nestes dois Estados, onde os candidatos estão em terceiro lugar, é o objetivo do partido. No Rio, Benedita está tecnicamente empatada com o segundo colocado, Jorge Roberto da silveira (PDT). Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, Genoíno está nove pontos abaixo de Paulo Maluf (PPB).

Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002.

Fernando Gomes / ZH

O candidato gaúcho Tarso Genro (E) é o único que está em primeiro lugar nas pesquisas
Foto:  Fernando Gomes  /  ZH


Notícias Relacionadas

19/09/2002 19h56min
TSE suspende propagandas de Serra que atacavam Lula
19/09/2002 18h56min
FMI não vê ameaça à política monetária com vitória de Lula
19/09/2002 16h57min
Ciro dispara contra adversários e ataca institutos de pesquisa
19/09/2002 16h42min
Programa de Lula responde críticas de Serra com mascarados
19/09/2002 07h24min
Pesquisa mostra que ataque tucano atingiu PT
18/09/2002 23h14min
Campanha de Serra vai intensificar ataques contra Lula
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.