| 07/12/2006 19h30min
Para contornar a crise no espaço aéreo, o governo estuda a criação de novos quatro centros de controle, que funcionariam como reservas aos atuais quatro Cindactas (Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo). Os novos centros minimizariam falhas de comunicação como a que ocorreu na terça-feira - os aviões ficaram por três horas sem comunicação com as torres de controle, o que fechou os aeroportos do Sudeste e do Centro-Oeste - provocando a pior pane da história da aviação civil.
– O governo está, junto com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Comando da Aeronáutica, finalizando os estudos para reabrir os centros de controle aéreo regionais, para que funcionem como backups dos Cindactas principais – afirmou o presidente da Anac, Milton Zuanazzi.
Ele disse ainda que as sedes dos novos centros de controle regionais devem ser São Paulo (apoio ao Cindacta 1, em Brasília), Porto Alegre (apoio ao Cindacta 2, em Curitiba), Salvador (apoio ao Cindacta 3, em Recife) e Belém (apoio ao Cindacta 4, em Manaus).
– Isso não significa que estamos dividindo os Cindactas ou descentralizando o controle de tráfego aéreo. É apenas a criação de um sistema de backup – disse.
Zuanazzi afirmou ainda que o governo já comprou equipamentos de reserva, iguais aos que falharam na terça-feira, e que eles devem estar completamente instalados até o fim da semana que vem. E, ainda segundo ele, o governo já está providenciando a compra de um novo sistema de rádio para ser instalado em São Paulo, como determinou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em uma reunião emergencial sobre a crise na terça-feira. O governo federal também pretende contratar e treinar mais controladores, civis e militares.
De acordo com o comandante da Aeronáutica, Luis Carlos Bueno, o controle do tráfego aéreo de Brasília será decentralizado. O processo de descentralização deverá ser concluído em até oito meses. Bueno anunciou ainda que um equipamento mais moderno será comprado para substituir o sofreu pane terça-feira na capital federal, mas que isso não será feito imediatamente. O comandante garantiu a normalidade do tráfego aéreo durante as festas de final de ano.
AGÊNCIA O GLOBO E RÁDIO GAÚCHAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.