Notícias

 | 02/12/2006 17h46min

Chávez diz que dedicará vitória em eleições a Fidel Castro

Desfile celebrou aniversário do líder cubano e da chegada das forças revolucionárias

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que dedicará a seu amigo Fidel Castro a "grande vitória popular" que espera obter nas eleições presidenciais de domingo em seu país.

– Desde agora, Fidel, dedicamos esta vitória a você e, de todo coração, ao povo cubano, nosso irmão. A América e o mundo precisam de você para continuar impulsionando as novas manifestações e combates de nossos povos – disse Chávez em mensagem enviada a Fidel Castro publicada hoje no jornal oficial Granma, de Cuba.

Chávez não compareceu às homenagens celebradas esta semana na ilha pelo 80º aniversário de Fidel Castro, que culminaram com um grande desfile militar realizado neste sábado na Praça da Revolução de Havana, comandado pelo presidente interino Raúl Castro, segundo homem na hierarquia política do país. No entanto, o presidente da Venezuela disse em Caracas à imprensa oficial cubana que viajará à ilha após a realização das eleições presidenciais em que é candidato à reeleição e que serão realizadas no domingo em seu país.

O presidente cubano, que se recupera de uma delicada operação intestinal realizada em 31 de julho, não assistiu a nenhum dos atos realizados em sua homenagem.

– Precisamos que você permaneça por muitos anos entre nós. Precisamos que você continue dando a bonita lição de integridade e fidelidade ao socialismo que foi e é a sua vida – disse Chávez em mensagem ao líder cubano pelo 50º aniversário da chegada das Forças Armadas Revolucionárias (FAR) a ilha.

Chávez, que qualificou o presidente cubano de "pai, amigo, e camarada", afirmou que amanhã, dia de eleições presidenciais em seu país, o povo venezuelano comemorará o cinqüentenário desse fato "com uma grande vitória popular". O líder venezuelano afirmou que será "uma vitória que assombrará o mundo".

– Querido Fidel: pai revolucionário, com o maior fervor revolucionário, quero me unir ao sentimento unânime de celebração que percorre toda nossa América pelos 50 anos da chegada do iate Granma à costa cubana. Em nome do meu povo, receba a mais fraterna e emocionada das homenagens – diz a mensagem de Chávez.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.