| 06/11/2006 20h47min
O Ministério da Defesa adiou o lançamento do edital de concurso público para contratação de 64 controladores de tráfego aéreo civis, que estava previsto para ser publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial' da União. O concurso será promovido pela Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária).
Apesar de o Comando da Aeronáutica ter anunciado que o edital seria publicado hoje, o setor de recursos humanos Departamento de Controle do Espaço Aéreo, subordinado à Aeronáutica, informou que o edital ainda não foi aprovado pelos ministérios da Defesa e do Planejamento.
Até as 18h desta segunda, o Comando da Aeronáutica informou que o fluxo aéreo no país foi normal, sem incidentes na volta dos passageiros do feriado prolongado. Houve atrasos em pousos e decolagens nos aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo. As ocorrências, segundo o órgão, são de responsabilidade das companhias aéreas e não dizem respeito ao controle do tráfego aéreo.
No início da tarde, um avião da empresa Gol teve de fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional em Guarulhos (SP). A aeronave seguia de Goiânia para o aeroporto de Congonhas, também em São Paulo, mas teve problemas no equipamento e o piloto decidiu pousar antes, por medida de segurança. Os passageiros nada sofreram.
Desde o dia 27 de outubro, controladores e vôo adotaram uma suposta operação-padrão, alegando falta de pessoal e reivindicando melhores condições de trabalho. Eles passaram a monitorar, no máximo, 14 aviões simultaneamente e impuseram intervalos maiores entre os pousos e decolagens. A operação gerou confusão nos aeroportos brasileiros, com atrasos e cancelamentos de vôos, além de longas esperas para os passageiros.
ZERO HORA E AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.