Notícias

 | 29/10/2006 22h43min

Lula volta a Brasília segunda para discutir formação do Ministério

Presidente passará o dia no Planalto e deve se pronunciar à nação

Depois de festejar em São Paulo a conquista de sua reeleição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva volta nesta segunda-feira para Brasília para comandar pessoalmente as articulações políticas com os partidos – tanto aliados como de oposição – e a montagem do ministério para o novo mandato. Lula deve passar o dia em reuniões com os principais ministros, no Palácio do Planalto. Fará um pronunciamento à Nação, mas informal, e não em cadeia obrigatória de rádio e televisão, provavelmente seguido de uma entrevista coletiva. O presidente ainda discute com assessores se essa manifestação ocorrerá na segunda ou terça.

Já amanhã, o presidente pretende ir para o Planalto logo pela manhã, onde deve receber telefonemas de vários outros chefes de Estado. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, já informou na sua agenda que passará o dia no Planalto. As primeiras conversas formais com partidos e governadores só devem ocorrer na próxima semana.

O presidente, por conta do feriado prolongado desta semana, não deverá comparecer à Cúpula Ibero-Americana, que está marcada para sexta e sábado, no Uruguai. A idéia é que ele viaje para descansar já na quarta e só retorne na outra segunda, mas isso pode mudar porque o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, defende que Lula compareça ao encontro.

A maioria da assessoria do presidente defende que Lula só se manifeste à Nação na terça-feira, com tempo para preparar uma declaração para a sociedade. O tom deverá ser o de chamamento para a necessidade de união do país, passadas as eleições.

Alguns governadores eleitos também deverão ir a Brasília nesta segunda-feira, como o governador eleito de Sergipe, Marcelo Déda. Para o petista, o presidente tem que fazer uma manifestação à nação, em prol de um entendimento, mas com a força de quem venceu com mais de 60% dos votos.

– O tom de Lula deve ser o tom de um presidente que está ganhando com mais de 60% dos votos. Mas com uma pomba da paz em uma das mãos e uma proposta de entendimento com a nação, com os partidos, na outra – disse Déda.

A auxiliares e amigos, o presidente tem se queixado de muito cansaço e dito que precisa se recuperar da dura campanha do segundo turno contra o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin. O presidente deverá relaxar numa praia de uma das áreas militares, provavelmente em Marambaia (RJ) ou Guarujá (SP).

– O presidente está muito cansado e já reservou o feriado para descansar, devendo viajar já na quarta-feira – disse um assessor direto de Lula.

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.