Notícias

 | 26/10/2006 08h06min

PV e PSC assinam protocolo de intenções para fusão

Com união, a nova legenda teria 22 deputados federais e superaria cláusula

O PV e o PSC assinaram ontem um "protocolo de intenções" para uma possível fusão das duas siglas partidárias com o objetivo de ultrapassar a chamada cláusula de barreira. Esse dispositivo estabelece que o partido só terá direito a representação na Câmara a partir de 2007, a fundo partidário e a horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão se conseguir pelo menos 5% dos votos válidos e no mínimo 2% em nove Estados.

O documento foi assinado pelo vice-líder do PV, deputado Marcelo Ortiz (SP), e pelo presidente do PSC, Vitor Nosseis. Se for confirmada a fusão, a nova legenda ultrapassará a cláusula de barreira e será formada por 22 deputados federais. O PV elegeu este ano 13 deputados federais, e o PSC, nove.

Para Ortiz, não há impedimento em relação a uma possível fusão do PV com o PPS.

– Acho que tanto o PV como o PSC tem abertura natural para conversar. Em política que não houver conversa, não há política.

O presidente do PSC disse que se depender do seu partido a fusão com o PV será oficializada nos próximos dias.

Após o anúncio da assinatura do protocolo de intenção da fusão, o líder do PV, deputado Jovino Candido (SP), atráves de sua assessoria de imprensa, afirmou que se tratava apenas de um protocolo de intenções e que o PV não tem pressa em fundir-se com outro partido para ultrapassar a cláusula de barreira.

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.