| 05/10/2006 08h30min
Registros mostram que os controladores de vôo em Brasília tentaram se comunicar várias vezes com o Legacy quando o avião se encontrava na área em que ocorreu o acidente, sem receber resposta. A informação foi divulgada pelo Jornal Nacional, da Rede Globo. Segundo o G1, o Cindacta-1 deu cinco alertas pelo rádio ao jato Legacy antes da colisão.
A Aeronáutica já descartou a hipótese de o aparelho anticolisão do jato Legacy não ter funcionado na hora do acidente com o boeing da Gol. A comunicação não teria ocorrido porque o jato ficou com o transponder – que identifica o avião no radar – desligado 15 minutos antes do acidente. Os operadores só identificaram o Legacy na tela quando estava sobreposto ao avião da Gol. As gravações da caixa-preta do Legacy confirmam os relatos dos operadores e os registros do Cindacta-1.
A Aeronáutica reconstituiu os procedimentos de controle de tráfego aéreo no dia em que aconteceu o acidente. Analisou as imagens gravadas com as trajetórias dos dois aviões e todas as conversas dos controladores de vôo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.