Notícias

 | 26/09/2006 12h36min

Dossiê afetou pouco intenção de voto em Lula

Pesquisa CNT/Sensus foi divulgada nesta terça-feira

A pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira perguntou aos entrevistados se eles mudariam o voto em função do dossiê contra políticos tucanos, negociado por petistas com a família Vedoin, chefe da máfia das ambulâncias. De acordo com a pesquisa, somente 3,2% dos entrevistados disseram que não vão mais votar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva por causa do escândalo; 27,7% vão manter o voto no presidente; 22,8% não vão mudar porque já não iam votar em Lula; 5,4% não souberam responder; e 41% não tomaram conhecimento do episódio.
 
O cientista político Ricardo Guedes, do Sensus, disse que os 3,2% que o presidente Lula perdeu por causa do dossiê não são suficientes para gerar o segundo turno. Segundo ele, a compra do dossiê teve impacto pouco significativo em relação a outras questões, como estabilidade da moeda, programas sociais e a blindagem do próprio Lula em decorrência de sua popularidade, na medida em que só 10% dos entrevistados atribuem a ele responsabildiade direta no episódio.
 
– Estas margens não são suficientes para gerar segundo turno – disse Guedes.
 
De acordo com a 86ª pesquisa CNT/Sensus, Lula venceria as eleições no primeiro turno, com 51,1% das intenções de voto, contra 27,5% do tucano Geraldo Alckmin, que cresceu quase oito pontos em relação à pesquisa anterior. A senadora Heloísa Helena, do PSOL, caiu quase três pontos e agora tem 5,7%, seguida de Cristovam Buarque, do PDT, com 1,4%. Todos os outros candidatos juntos (Ana Maria Rangel, do PRP, José Maria Eymael, do PSDC, Luciano Bivar, do PSL, e Rui Costa Pimenta, do PCO) somam 0,9%. Indecisos, brancos e nulos somam 13,5%.
 
Na pesquisa feita entre 22 e 25 de agosto, Lula tinha 51,4% das intenções de voto, Alckmin, 19,6%, Heloísa, 8,6%, Cristovam, 1,6%. Indecisos brancos e nulos somavam 17,7% dos entrevistados.
 
De acordo com a pesquisa divulgada nesta terça-feira, em caso de segundo turno com Geraldo Alckmin, Lula teria 55,6%, contra 33,7% do candidato do PSDB. Na pesquisa anterior, Lula tinha 56,7% e Alckmin, 30,8%.
 
A 86ª Pesquisa CNT/Sensus ouviu duas mil pessoas em 195 municípios, entre 22 e 24 de setembro, e está registrada no TSE sob o número 19.329, de 21 de setembro de 2006. A margem de erro é 3% para mais ou para menos.
 

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.