| 22/09/2006 13h46min
Os organizadores da Copa Davis confirmaram a transferência dos dois confrontos de hoje, entre Brasil e Suécia, para este sábado. O motivo foi a forte chuva em Belo Horizonte, que provocou estragos na quadra. Assim, a programação de amanhã terá duas partidas de simples e uma de duplas, a partir das 10h.
Logo cedo, entram em quadra Flávio Saretta e Andreas Vinciguerra, em busca do primeiro ponto no confronto da repescagem da Davis. Em seguida, Ricardo Mello encara Robin Soderling, número 1 sueco. Por fim, a terceira partida reúne as duplas. Gustavo Kuerten e André Sá encaram os suecos Jonas Bjorkman e Simon Aspelin.
O cancelamento ocorreu graças ao mau tempo desta sexta, mas todo o problema começou ainda na quarta. A forte chuva em Belo Horizonte há dois dias pegou a organização de surpresa, já que uma lona comprada para proteger a quadra central chegou em local errado – no Minas Tênis Clube e não na Expominas, local dos jogos –, segundo informou o diretor de arbitragem da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Ricardo Rodrigues.
Sem a lona, a quadra ficou encharcada e precisou de reparos durante a quinta. À noite, a organização ainda tentou contornar o problema ao “queimar” certos pontos do piso com maçaricos especiais. A idéia, segundo um árbitro convocado para o confronto, era paliativa e apenas secaria a parte de cima, sendo que a de baixo ainda se encontrava com água devido a problemas no escoamento.
Nesta sexta, desde cedo o que se viu foi uma corrida contra o tempo. Após verificar a gravidade do caso, a organização da Davis, pelo árbitro geral, o alemão Soeren Frimel, passou inicialmente o confronto das 10h para as 12h. Em seguida, nova previsão empurrou o início para as 14h. Com o retorno da chuva e a paralisação dos trabalhos, a saída foi cancelar o duelo.
Apesar dos erros estratégicos, o presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Jorge Lacerda da Rosa, tentou contornar a situação, ao dizer que nada de anormal havia acontecido e que a quadra estava sendo bem tratada pelas empresas contratadas.
– Estão querendo criar um problema que não aconteceu. A lona chegou na quinta, mas a chuva da quarta foi muito forte e infelizmente prejudicou a situação – disse Rosa. – Não tem culpado nessa hora. Se a lona estivesse aqui desde segunda, a chuva não teria deixado os jogos acontecerem do mesmo jeito. Agora, quando fomos tirar a lona, havia água embaixo ainda. Ela agüenta até certa quantidade, mas o que caiu de água aqui foi incrível – destacou o presidente da CBT. – Vamos torcer para que amanhã seja possível fazer os três jogos.
Segundo o site climatempo.com.br, de previsões meteorológicas, a esperança é de um sábado com sol pela manhã, mas com “aumento de nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite”. Para o domingo, a situação também não é nada animadora. O site indica um dia chuvoso até a noite.
Caso o tempo dê uma ajuda neste sábado, a situação do confronto pode ser definida em um só dia, o que normalmente não acontece na Davis. Caso um dos times vença os três duelos marcados, garantirá a classificação para o Grupo Mundial. O Brasil tenta voltar à elite após ausência de quatro anos, quando foi derrotado justamente pelos suecos.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.