| 21/09/2006 10h29min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à reeleição, afirmou nesta quinta-feira que o Brasil está vivendo um período de crescimento que não se via há 30 anos. Lula negou que a carga tributária tenha aumentado em seu governo.
– Obviamente que pode crescer um pouco mais ou pode crescer um pouco menos, mas está crescendo. Você não via isso, Miriam, há 30 anos. Você está vendo agora – disse Lula, em resposta à jornalista Miriam Leitão, no Bom dia Brasil, da Rede Globo.
O candidato voltou a defender a tese de que a arrecadação de impostos é que foi mais eficiente e justificou as mudanças na base de cálculos de impostos como o Cofins:
– Aumentamos o Cofins porque as empresas brasileiras pediam para a gente aumentar para equalizar o preço com os produtos importados. Você teve redução no imposto porque nós reajustamos a alíquota do Imposto de Renda duas vezes, coisa que não era feita há muito tempo nesse país. Nós desoneramos praticamente toda a cadeia da construção civil. Nós desoneramos a cadeia da cesta básica. Foram mais de R$ 20 bilhões de desoneração. E vamos continuar no processo. Agora, toda vez que a Receita se aperfeiçoar, e as pessoas pagarem corretamente, e as empresas ganharem dinheiro, nós vamos arrecadar mais. É importante lembrar que houve ganho das empresas, houve ganho dos bancos, houve ganho no salário e, portanto, a gente arrecada mais – acrescentou.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.